Os dez mandamentos – Quais são? Qual sua importância na história da Bíblia e porque eles foram necessários?

Os dez mandamentos contidos na Bíblia foram ordens passadas por Deus, três meses após o povo de Israel ter saído do Egito. Agora os israelitas se encontravam no deserto.

Moisés subiu ao monte Sinai, e Deus falou com ele, passando os seguintes mandamentos que a nação de Israel devia seguir:

1 – Não adore outros deuses; adore somente a mim.

2 – Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.

3 – Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.

4 – Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês. Em seis dias eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.

5 – Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.

6 – Não mate.

7 – Não cometa adultério.

8 – Não roube.

9 – Não dê testemunho falso contra ninguém.

10 – Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.”.

Qual sua importância na história da Bíblia e porque eles foram necessários?

Deus instituiu os dez mandamentos para que servisse como um caminho de vida para o povo de Israel. As normas e indicam as condições necessárias para uma vida liberta do pecado, que afasta o homem de Deus.

A importância está na Aliança selada entre Deus e os israelitas. Eles foram necessários para que o povo saísse da ignorância espiritual, da falta de preceitos morais, e da ausência de ética e disciplina.

Além disso, naquele contexto o povo de Israel vivia em um estado de violência onde reinava o “olho por olho, dente por dente”, ou seja, toda ofensa deveria ser paga na mesma proporção.